Os Certificados Digitais são documentos eletrônicos que servem como uma carteira de identidade virtual, permitindo identificar e representar pessoas ou empresas na Internet, trazendo consigo diversos benefícios:
• Garante agilidade e segurança com a tecnologia de criptografia;
• Confere modernização de processos e uma elevada economia de tempo e de recursos;
• Contribui na eliminação de processos burocráticos, possibilitando resolver muitas questões pela internet;
• Proporciona praticidade na resolução de transações feitas de forma virtual; • Assegura integridade e autenticidade, pois tem validade jurídica assim como a assinatura escrita.
O Certificado A1 fica armazenado no computadoer e permite a criação de cópias para que você use em outros dispositivos. Inclusive, durante a emisão é gerada, automaticamente, uma cópia de segurança que fica salva na área de trabalho com o formato .pfx. Assim, você apenas deve enviá-la para um pen drive ou por e-mail e instalar no novo computador.
Os Certificados Digitais e-CPF e e-CNPJ são as versões eletrônicas do CPF e do CNPJ que contêm dados de seu titular, como nome, identidade civil, e-mail, entre outras informações, conferindo ao documento digital a mesma autenticidade e validade jurídica da assinatura de próprio punho.
Apesar de terem funcionalidades correspondentes, esses Certificados Digitais têm objetivos diferentes e são usados para diversas necessidades, sendo um da pessoa jurídica e outro da pessoa física.
A emissão por videoconferência só é possível caso o titular possua biometria cadastrada nas seguintes bases de dados:
• PSBio – Base de biometrias oficial do ICP-Brasil. Para ter sua biometria cadastrada, é necessário, antes, ter pelo menos 1 Certificado Digital emitido anteriormente.
• Datavalid – Base de biometrias oficial do Denatran. Para ter sua biometria cadastrada, é necessário ter uma CNH emitida ou renovada a partir de 2021.