Entenda o que mudou comas notas fiscais dos MEIs

Quem está por dentro do assunto Notas Fiscais, logo já se deu conta de que houve uma mudança em relação aos Microempreendedores Individuais (MEI). A novidade começou a vigorar em 3 de abril de 2023. MEIs prestadores de serviços passaram a emitir suas notas fiscais exclusivamente pelo ambiente nacional através do Portal de Gestão NFS-e ou pelo aplicativo NFS-e Mobile (é possível baixar de forma gratuita). 

Lembrando que a mudança não se aplica aos MEIs que comercializam mercadorias e aos MEIs que fizerem operação ou prestação sujeita à incidência de ICMS. E a emissão de NFS-e continua sendo facultativa para pessoas físicas. 

Com a mudança, as notas não serão mais emitidas pelos sistemas municipais. O MEI que estava acostumado a acessar o site da sua cidade para emitir a nota, agora precisa conhecer a novidade com o padrão nacional. Todas as notas passam a ser emitidas apenas pelo sistema federal. 

Mas como se atualizar?

Para emitir uma nova nota fiscal, o Portal de Gestão NFS-e (ou o app) solicita CPF ou CNPJ do cliente, o tipo de serviço prestado e o valor da operação. É necessário realizar um cadastro prévio no portal para ter acesso a todas as ferramentas disponíveis. Basta clicar no item “esse é o meu primeiro acesso” e seguir o passo a passo do cadastro. 

Já se atualizou com a novidade? Como estão as Notas Fiscais por aí?

A solução prática e eficiente para a realidade da sua empresa está na NFeCloud. Uma solução ideal para o armazenamento de notas fiscais. Com controle completo e visão 360 graus de tudo o que está entrando e saindo da sua empresa. Fale conosco para saber mais!